Pages Navigation Menu

Pressão Alta em Adolescente

Pressão Alta em Adolescente

Há alguns anos o Brasil vem sofrendo o que os especialistas chamam de transição nutricional. A transição nutricional é conceituada como a mudança dos padrões alimentares que resultam em modificações na estrutura da dieta dos indivíduos, como conseqüência de transformações econômicas, sociais, demográficas e sanitárias. Grosseiramente podemos dizer que é o aumento da ingestão de alimentos gordurosos e com baixa ingestão de nutrientes como sais minerais, vitaminas e fibras.

Essa mudança de hábito alimentar, juntamente com o sedentarismo são os principais fatores contribuintes para o crescente número de doenças crônicas como obesidade, diabetes e hipertensão arterial.  Os estudos mostram uma tendência crescente nas prevalências dessas doenças já na idade escolar.

O número de crianças com pressão alta já é um fato preocupante, principalmente nas famílias com nível econômico mais elevado. Essa pressão arterial elevada nas crianças está diretamente relacionada ao excesso de peso corporal. Em muitos casos, retornar ao peso ideal e manter os hábitos de vida mais saudáveis podem reverter o caso e até evitando o uso de medicação futura.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum Comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Projeto MIDA nas Escolas | MIDA - Gestão em Saúde - Porto Alegre - [...] pelo aluno da rede pública. Nós da MIDA acreditamos que esta lei deve ser cumprida também em escolas particulares,…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *