Pages Navigation Menu

Alimentação na infância

Alimentação na infância

Os hábitos alimentares começam nos primeiros meses de vida e devem ser seguidos por toda infância.  As boas práticas alimentares interferem tanto no crescimento, quanto no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Estes cuidados alimentares devem começar em casa logo após o nascimento com a livre demanda de aleitamento materno, e seguir a partir do sexto mês com frutas e alimentos esmagado, as famosas papinhas.

Os pais são os responsáveis diretos pela educação alimentar dos filhos, pois o alimento que os filhos irão saborear depende da variedade e da forma que é oferecida. O maior erro que os pais cometem é adoçar sucos e chás, e assim acostuma o paladar dos filhos a alimentos mais doces.

As crianças não costumam aceitar de primeira um alimento novo, por isso cada alimento deve ser oferecido várias vezes a ela. Alimentos gordurosos e cheios de açúcar são mais toleráveis pelo paladar e consequentemente mais aprovados nessa fase da vida, o que cabe aos pais evitá-los.

Para ajudá-los neste nesta tarefa, que muitas vezes parece uma batalha, a MIDA Saúde dá algumas dicas, lembrando sempre da importância de uma orientação do nutricional durante o crescimento e desenvolvimento das crianças.

 

  • Ofereça frutas, legumes e verduras quando as crianças estiverem com fome, pois facilita a aceitação;
  •  Varie as formas de preparar os alimentos, experimente introduzir alguns alimentos em forma de suflês ou bolos;
  • Coloque os alimentos em receitas que sejam do agrado das crianças, como lasanhas e panquecas;
  • Faça sucos misturando diferentes frutas e em alguns casos verduras, como por exemplo, a couve;
  • Experimente cortar em pequenos pedaços ou ralar legumes e verduras, introduzindo em pequenas quantidades e diariamente em todas as refeições, mesmo que a criança não coma e deixe no prato;
  • Monte pratos coloridos, pois além de estar ofertando vários tipos de vitaminas estará estimulando visualmente o apetite;

 

Essas são algumas dicas de nutrição Para Você, e não esqueça, a MIDA Saúde possuí excelentes nutricionistas para orientá-lo em Porto Alegre e na região metropolitana, através de atendimento domiciliar.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum Comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Saúde dos filhos nas Escolas | MIDA - Gestão em Saúde - Porto Alegre - [...] Queremos também orientar os pais sobre algumas questões importântes sobre a saúde dos filhos que... [...]

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *