Pages Navigation Menu

Dieta de verão

Dieta de verão

O verão 2012 esta aí, corpos sarados, praia, piscina, sol, férias, hora de reduzir o estresse do dia a dia, aproveitando os finais de semana para fugir da correria de Porto Alegre e outras cidades grandes. Mas como aproveitar tudo que esta estação maravilhosa tem a oferecer mantendo a saúde?

A alimentação é uma das chaves para manter o corpo saudável e preparado para o verão. As orientações de nutricionais sobre o que comer nesta época são simples, pois é nesta estação que temos uma maior diversidade de alimentos a nossa disposição, e assim podemos ter cardápios variados, gostosos e saudáveis.

Uma alimentação balanceada nos ajuda a ter um bronzeado dourado e ainda auxilia na proteção contra os efeitos nocivos do sol. Alguns alimentos possuem substâncias denominadas fotoprotetores, que têm justamente a função de proporcionar um bronzeado seguro. São exemplos de fotoprotetores os carotenóides (cenoura, mamão), tocoferóis (espinafre, semente de girassol, amêndoas), ácido ascórbico (laranja, limão), flavonóides (uva, soja, alho, vinho) e ácidos graxos Omega 3 (peixes de água fria).

Outro cuidado alimentar que devemos ter durante o verão é aumentar a ingestão de líquidos. Na estação mais quente do ano é comum a desidratação, por isso aposte na água de coco, rico em potássio e com pouquíssimas calorias é um excelente repositor hídrico, além de ajudar no bom funcionamento do intestino, deixando a pele mais bonita e hidratada.

O verão é uma estação que permite a substituição de algumas refeições por lanches leves e nutritivos. Comer um sanduiche natural na janta acompanhado de um suco de frutas da época pode ser mais nutritivo que uma refeição tradicional, além de mais leve. Outra substituição que é muito usual no verão é trocar o lanche da tarde por uma salada de frutas, que além de saborosa e nutritiva ajuda a repor os líquidos perdidos por causa do calor.

Aproveitar frutas, verduras e legumes da época é uma ótima pedida para manter a forma e a beleza durante o verão. São alimentos leves e nutritivos, que durante este período estão mais gostosos e em abundância em supermercados e feiras. Cereais e carnes magras completam o cardápio da estação. Assim, terá uma grande variedade de nutrientes possibilitando uma alimentação saudável, equilibrada e variada.

Ter uma orientação nutricional para descobrir as opções que o verão nos oferece é importante. Saber como usar o período mais quente do ano a nosso favor, mantendo a boa forma e ganhando saúde é possível. Para isso busque sempre orientação com profissionais qualificados, que vão saber inserir os benefícios dos alimentos da estação na sua dieta. E, não esqueça de utilizar o protetor solar e procurar o atendimento domiciliar personalizado de nutrição da MIDA Saúde, duas dicas que podem fazer a diferença no seu verão.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *