Pages Navigation Menu

Conheça a origem do Pilates…

Conheça a origem do Pilates…

Se você faz ou quer começar a fazer Pilates, é interessante saber qual a origem desta prática tão conhecida nos dias de hoje e com tantos adeptos. Mais que exercícios para o corpo ele também é um exercício para mente, pois trabalha a concentração e a respiração de seus praticantes.

O método Pilates foi criado por Joseph Humbertus Pilates, que nasceu em 1880 na Alemanha em numa pequena vila chamada Monchengladbach. Pilates teve uma infância debilitada, com febre reumática, asma, raquitismo e bronquite. Devido a sua frágil saúde, durante a adolescência ele aprofundou seu conhecimento em anatomia, biologia, física, fisiologia e medicina tradicional chinesa, para melhorar sua qualidade de vida.

No inicio da Primeira Guerra Mundial (1914) Pilates foi preso no campo de concentração de Lancaster. Para manter o seu corpo e dos outros presos saudáveis desenvolveu exercícios baseado em seus conhecimentos. Para isso utilizou as camas hospitalares, molas, cintos e lastros para fortalecer os doentes que permaneciam acamados, e nesse contexto criou os primeiros modelos de aparelhos que hoje conhecemos e utilizamos.

Com o término da guerra Pilates retornou a Alemanha, onde desenvolveu seu método influenciado pela dança e teatro. Com o passar do tempo, mudou-se para Nova York, onde abriu um estúdio. Durante a viagem de navio para a nova cidade, Pilates conheceu a enfermeira Clara, que se tornou sua sócia na academia situada na Oitava Avenida de Nova York, no mesmo prédio onde se situava o New York City Ballet.   Com o passar do tempo varias pessoas influentes foram conhecendo a técnica e se interessando em praticar. Nos anos 60 alguns estudiosos de Pilates abriram seus próprios estúdios, mas mantiveram-se fieis a forma original de praticar os exercícios.

O método Pilates possui seis princípios que podem ser usados no dia-a-dia.

Respiração, Centralização, Controle, Fluxo, Concentração, Precisão.

O objetivo do método Pilates é ensinar aos seres humanos como entender o seu corpo e usá-lo de maneira correta, deixando o corpo em forma para as atividades do cotidiano.

O método pode ser praticado no solo, onde a execução dos movimentos exige que o corpo seja o instrumento principal para prática. Ele pode ser realizado em aparelhos, que auxiliarão na execução dos exercícios. O Pilates é dividido em três níveis nos aparelhos (Básico, Intermediário e Avançado) e em quatro níveis no solo (Pré-Pilates, Básico, Intermediário e Avançado), permitindo a evolução do praticante.

Se você mora em Porto Alegre ou na região metropolitana e deseja fazer aulas de Pilates entre em contato com a MIDA Saúde, realizamos atendimento domiciliar para realização das aulas de Pilates com os melhores professores. Experimente o Pilates e tenha mais disposição no seu dia a dia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *