Pages Navigation Menu

Tenho colesterol alto e agora? É hora de mudar a dieta…

Tenho colesterol alto e agora? É hora de mudar a dieta…

Você descobriu que seu colesterol está acima dos limites ideais para sua saúde? Calma, é possível reduzi-lo. Primeiramente é preciso saber que temos dois tipos de colesterol no nosso corpo, o que denominamos de bom (HDL) e mau (LDL). O bom colesterol (HDL) é responsável por limpar o colesterol ruim (LDL) dos vasos sanguíneos, pois o colesterol ruim “gruda” nas paredes dos vasos obstruindo a passagem de sangue.

O colesterol elevado é fator de risco para doenças cardiovasculares principalmente para o infarto agudo do miocárdio. O tratamento para níveis aumentados de colesterol é primeiramente a dieta, já que a grande maioria das dislipidemias, que é o aumento de gordura no sangue, é de origem exógena, ou seja, ocorre através da absorção de material lipídico proveniente da alimentação. Em alguns casos, quando essa anormalidade metabólica está muito alterada é necessário entrar com medicamento específico para voltar aos níveis adequados mais rapidamente, mas apenas um médico poderá avaliar o seu caso.

Em relação à dieta o ideal é aumentar a ingestão de fibras solúveis e insolúveis, encontradas nas frutas, verduras e grãos integrais. Além disso, a substituição de carnes gorduras pelas magras, e remoção de alimentos com alto teor de colesterol como miúdos em geral, camarão e banha, também é necessária. Para saber quais são os alimentos que você deve reduzir e substituir da sua dieta é importante consultar um nutricionista, pois apenas saberá qual a melhor alimentação para o seu estilo de vida.

Caso seu problema seja o baixo nível de colesterol bom (HDL) é necessário aumentar a ingestão de frutas oleaginosas como castanha do Pará, amêndoas e amendoim, mas não esqueça, estas são altamente calorias e não devem ser consumidas em excesso. Além disso, azeite de oliva é uma boa dica para temperar as saladas. Lembrete: o bom colesterol aumenta com hábitos prazerosos, então cuide do seu nível de estresse e realize atividades que o deixe feliz.

Se você procura um excelente serviço de nutrição, com atendimento domiciliar para Porto Alegre e região metropolitana consulte a MIDA Saúde. Estamos a sua disposição para ajuda-lo a nas áreas de Nutrição, Enfermagem, Personal trainer e Fisioterapia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum Comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nutrição - Benefícios do Chocolate | MIDA - Gestão em Saúde - Porto Alegre - [...] da tendência à agregação plaquetária (evitando infarto e acidente vascular cerebral) e a diminuição da oxidação do colesterol LDL.…

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *