Pages Navigation Menu

Videogame: Uma nova maneira de jogar

Videogame: Uma nova maneira de jogar

Hoje em dia a forma de jogar vídeo game esta mudando drasticamente. A imagem de um adolescente sentado em frente a TV, segurando um controle cheio de botões e realizando combinações complexas esta ficando no passado. A indústria dos games resolveu investir em uma nova maneira de jogar, mais simples e que abrangesse toda a família. Assim surgiu a nova tecnologia que usa movimentos corporais para comandar os jogos.

Muito mais dinâmica e ativa esta tecnologia espanta o sedentarismo, pois na maioria dos jogos o praticante tem que estar em pé, e realizar movimentos com braços pernas e tronco. Para os tempos atuais isto é um alívio, pois com o aumento da obesidade infantil, achar uma atividade prazerosa e com movimento é sem dúvida muito interessante.

Mas alguns cuidados são importantes, como qualquer atividade (mesmo que pouco intensa) é necessário que o praticante alongue-se antes e depois de jogar e que faça pausas regulares, pois movimentos repetitivos podem causar lesões. (LER).

Alguns estudos, principalmente na Inglaterra alertam para estes problemas e chamam de “Wii knee” (wii é o nome do vídeo game mais popular do gênero lançado em 2006), o principal problema é que os movimentos são geralmente muitos repetitivos, e sobrecarregam principalmente as articulações, e não acarretam assim um esforço corporal geral, como a corrida, que obrigam o praticante a diminuir o ritmo ou parar por fadiga. Isto ocasiona que o jogador consegue passar horas realizando o mesmo movimento, o que pode sobrecarregar as articulações.

Mais uma vez o importante é o diálogo e o bom senso, fica claro que esta nova tecnologia é sim muito melhor que ficar sentado apertando botões, mas também é necessário ter cuidados para que as mesmas não acarretem em lesões que prejudiquem a saúde.

É importante lembrar que nenhuma destas atividades virtuais, substitui um dia no parque com a família ou amigos. E nada é mais saudável que jogar bola, pular corda, jogar amarelinha ou correr ao ar livre.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *