Pages Navigation Menu

Nutrição – Benefícios do Chocolate

Nutrição – Benefícios do Chocolate

Você sabe o que são Flavonóides?

Desejando uma Feliz Páscoa à todos a MIDA Saúde aproveita para levar informação aos amantes do chocolate.

O chocolate foi sendo reconhecido não só pelo seu delicioso sabor, mas também pela presença de substâncias chamadas de fitoquímicos, as quais demonstraram em pesquisas científicas benefícios potenciais à saúde do ser humano. Um exemplo de um grupo de fitoquímicos presente no cacau e de importante destaque é o grupo dos flavonóides.

As sementes de cacau e seus derivados (como o chocolate amargo) são fontes alimentares ricas em flavonóides, devido ao alto teor destes compostos nas sementes (em torno de 12 a 18%), sendo que cerca de 60% do total deste grupo de fitoquímicos é formado essencialmente pelas catequinas, epicatequinas e procianidinas.

Segundo a Nutricionista Marcella Lamounier, estes componentes podem agir como potentes antioxidantes no organismo, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares e câncer. Também podem melhorar a saúde do coração promovendo um fluxo adequado de sangue (reduzindo a pressão sanguínea), diminuição da tendência à agregação plaquetária (evitando infarto e acidente vascular cerebral) e a diminuição da oxidação do colesterol LDL. Entretanto, a concentração de flavonóides no chocolate depende dos procedimentos usados durante a industrialização do cacau, os quais preservam a maior quantidade possível dessas substâncias no alimento, já que esses compostos são facilmente destruídos pelo calor.

Além disso, o chocolate é rico em alguns minerais (tais como manganês, potássio e magnésio) e algumas vitaminas (como as vitaminas do complexo B por exemplo).

Alguns tipos de chocolate, principalmente aqueles mais escuros e com menor teor de açúcar, têm maior potencial de contribuir para a saúde em relação aos chocolates branco e ao leite, devido a maior quantidade de cacau presente em sua composição. Mesmo sabendo de todos os benefícios deste alimento, é importante salientar que todo o tipo de chocolate deve ser consumido com moderação.

Para auxiliar você com uma alimentação mais saúdável, a MIDA Saúde disponibiliza os serviços de nutrição personalizada, gerando maior qualidade de vida e benefícios para a sua saúde.

Na MIDA, a dieta é toda planeja de acordo com o seu perfil, suas necessidades e preferências.

Faça um plano de reeducação alimentar com a MIDA e garanta já mais saúde para o seu corpo.

Entre em contato conosco e agende sua avaliação. Atendemos em Porto Alegre e região metropolitana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *