Pages Navigation Menu

Saúde Corporativa – Ergonomia na prevenção da D.O.R.T

Saúde Corporativa – Ergonomia na prevenção da D.O.R.T

Investigar a existência de possíveis fatores de risco para LER/DORT nos ambientes de trabalho, é o primeiro passo para a prevenção!

ERGONOMIA é a ciência que lida com o estudo das características dos trabalhadores para adaptar as condições de trabalho a essas características. O objetivo da ergonomia é investigar aspectos do trabalho que possam causar desconforto aos trabalhadores e propor modificações nas condições de trabalho para torna-las confortáveis e saudáveis.

Além de beneficios para o trabalhador, são muitos os benefícios para a empresa, como: Redução com custos de assistência médica e psicológica; diminuição de acidentes do trabalho devido à má postura; satisfação dos colaboradores; promove a integração entre funcionários; funcionários mais saudáveis e motivados.

Na indústria de grande porte o custo da prevenção de acidentes é na média de R$ 10,00 por funcionário e, na de médio porte, é de R$40,00. Valor bem inferior aos ônus de afastamentos por tempo indeterminado, treinamentos de substitutos para os acidentados, além de todas as burocracias pertinentes as comunicações ao INSS, para que o afastamento seja remunerado e proporcione ao acidentando o devido amparo, quando ele não está inserido na população economicamente ativa, sem mencionar ainda o desgaste psicológico que o trauma agrega.

A empresa pode ter um bom programa médico de acompanhamento dos afetados por LER/DORT, mas o ideal é ter um programa de prevenção eficiente.

Os dados estatísticos brasileiros nos colocam na posição de campeões em acidentes de trabalho, apesar de todos os esforços que vêm sendo despendidos para reverter este quadro. O que se tem realizado demonstrou ser insuficiente ou inadequado à melhoria da relação do trabalho com seu ambiente (VIEIRA, 2000, p. 31).

É importânte salientar que qualquer programa de controle de riscos e prevenção de acidentes de trabalho necessita do comprometimento dos níveis hierárquicos mais altos da empresa. Sem esse aval, a prevenção não é seguida corretamente pelos médios gerentes ou supervisores.

Para mudar o pensamento de empregadores e renovar a saúde do trabalho a MIDA Saúde conta com programas de saúde corporativa que atendem as necessidades de pequenas e grandes empresas em Porto Alegre e região metropolitana.

Dentre os serviços oferecidos estão os Estudos Ergonomicos. Utilizando uma equipe multidiciplinar, a MIDA Saúde vai até sua espresa, analisa os postos de trabalho e desenvolve uma análise ergonômica que irá modificar de forma positiva a imagem de sua empresa e o rendimento de seus colaboradores.

Invista agora mesmo na saúde da sua corporação. Entre em contato conosco e agende uma visita de nosso executivo de vendas.

secretária

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *