Pages Navigation Menu

Fisioterapia e Educação Física – Dia Mundial da Luta contra o Câncer

Fisioterapia e Educação Física – Dia Mundial da Luta contra o Câncer

O número de casos novos de câncer cresce a cada ano. Em 2011, a estimativa do INCA  foi de 489.270 para ocorrênciade de novos casos de câncer no Brasil.

Para incentivar a mobilização da população sobre a importância de prevenção do Câncer, no dia 08 de abril foi instituído como Dia Mundial de Luta Contra o Câncer.

Os tipos de câncer mais incidentes em homens e mulheres são, respectivamente, os de prostata e o de mama.

No Brasil, a mortalidade por neoplasias vem crescendo consideravelmente ao longo das últimas décadas, ao mesmo tempo em que diminuíram as mortes por doenças infectoparasitárias.

O câncer é uma doença que pode acometer diversos órgãos do corpo. O órgão onde é diagnosticado o tumor é reconhecido como a localização primária da doença.

• Os cânceres de pulmão, estômago, próstata, cólon e reto e mama aparecem entre as cinco maiores causas de mortalidade por câncer na população brasileira.

• As três principais causas de óbito por câncer entre os homens, em 2008, foram: em 1º lugar o câncer de traqueia, brônquios e pulmões, seguido por câncer de próstata e câncer de estômago.

• As três maiores causas de óbito por câncer entre as mulheres, em 2008, foram: em 1º lugar o câncer de mama, seguido por câncer de traqueia, brônquios e pulmões e câncer de cólon e reto.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera que cerca de 40% das mortes por câncer poderiam ser evitadas, o que faz da prevenção um componente essencial de todos os planos de controle do câncer.

No grafico a seguir, podemos observar que as principais causas  de Câncer são modificáveis:

 

Salientamos alguns fatores de risco no qual podemos uxiliar para a prevenção do câncer:

Inatividade física: A prática regular de atividade física diminui o risco de câncer de cólon e reto, de mama (na pós-menopausa) e de endométrio; além disso, reduz o risco de desenvolver obesidade (fator de risco para diversos tipos de câncer).

Obesidade: É um fator de risco importante para os cânceres de endométrio, rim, vesícula biliar e mama.

A MIDA Saúde conta com serviços especializados na prevenção e recuperação do câncer

Seja com nossos serviços de Personal Trainer ou com a Fsioterapia Oncológica, a MIDA Saúde, pode ajudar você ou seu falimiar.

A MIDA Saúde conta com uma equipe de profissionais altamente capacitados, com experiência na área da oncologia.

É importânte ressaltar, que no tratamentento de recuperação algumas técnicas e intervenções são contra indicadas, seja na área da Fisioterapia ou da Educação Física. Deste modo, procure um profissional habilitado!

Entre em contato conosco e agende sua avaliação. Atendemos em Porto Alegre e região metropolitana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *