Pages Navigation Menu

Nutrição – Reeducação alimentar: Ensinando Saúde

Nutrição – Reeducação alimentar: Ensinando Saúde

Segundo dados do IBGE 2009, no Brasil, 33,5% das crianças sofrem de sobrepeso ou obesidade.

Aconteceu neste mês um evento para a concientização de novos habitos alimentares. O Food Revolution Day (FRD) é uma ideia de Jamie Oliver, incentivando que nesse dia, as pessoas se inspirem a cozinhar elas mesmas em casa e a desfrutar da boa comida. Isso porque, ao longo das últimas décadas, deixou-se de passar de geração para geração as tradições culinárias.

A cada 5 crianças, 4 permaneceram obesas na vida adulta (M. Juanala: New England Journal of Medicine 2011).

causas-obesidade-infantil

 

O excesso de peso e a obesidade são encontrados com grande frequência, a partir de 5 anos de idade, em todos os grupos de renda e em todas as regiões brasileiras.

Comparando-se os dados de 1974-75 com os de 2008-09, na faixa etária entre 10 a 19 anos, o excesso de peso aumentou de 3,7% para 21,7% nos meninos e de 7,6% para 19% nas meninas.

Na faixa etária entre 5 e 9 anos, as diferenças foram maiores ainda. Em 2008-09, 34,8% dos meninos e 32% das meninas estavam com sobrepeso (16,6% e 11,8% obesos, respectivamente).

As complicações da obesidade que, antes, só apareciam tardiamente, estão ocorrendo cada vez mais cedo. Cerca de 60% das crianças entre 5 e 10 anos de idade têm pelo menos um fator de risco para doença cardiovascular (hipertensão arterial, dislipidemia, hiperinsulinemia, alteração do metabolismo da glicose, fatores pró-trombóticos) e 20% delas têm dois ou mais destes fatores (Amemiya S, Dobashi K, Urakami T et al. Metabolic syndrome in youths. Pediatric Diabetes 2007; 8 : 48–54).

Se o aumento da obesidade infantil continuar neste ritmo, as doenças cardiovasculares vão aumentar em mais de 30% nos próximos 15 anos (Bibbins-Domingo, K. Coxson, P., Pletcher, M.J et al. Adolescent Overweight and Future Adult Coronary Heart Disease. N Engl J Med 2007;357: 2371-9)

Com grande preocupação nestas questões de saúde a MIDA Saúde desenvolveu programas de assistência abordando desde a infância até a idade adulta.

Nosso programa MIDA nas Escolas avalia algumas questões importântes sobre a saúde das crianças e adolecentes, dentre elas, chamamos a atenção para o controle do peso.

Possuimos também programas de saúde individual e empresarial para proporcionar uma assistência em todos os setores da vida.

 

Entre em contato conosco e solicite uma visita de um profissional MIDA Saúde.

Atendemos em Porto Alegre e região metropolitana.

 

 

 

 

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *