Pages Navigation Menu

Saúde Corporativa – Doenças Ocupacionais em Trabalhadores de Escritório

Saúde Corporativa – Doenças Ocupacionais em Trabalhadores de Escritório

ATIVIDADE LABORAL SENTADA PROVOCA DORES NOS MEMBROS SUPERIORES E NA COLUNA!

É o que mostra um estudo brasileiro com trabalhadores de escritório.

No ambiente ocupacional, as disfunções músculoesqueléticas são frequentemente associadas com fatores de riscos biomecânicos, que geralmente levam a desconforto e posteriormente a dor (COURY; MOREIRA; DIAS, 2009). As posturas inadequadas provocam uma redução da produtividade, gerando dor e desconforto (TEIXEIRA et al., 2009).

A dor é um dos sintomas mais relevantes no estudo da qualidade de vida do homem, pois com o passar do tempo pode evoluir para perda da função e se tornar intratável (COURY, MOREIRA e DIAS, 2009).

A busca pela maior produtividade associada à melhora na qualidade de vida dos trabalhadores é um tema de extrema importância, pois se focarmos somente pela produtividade, podemos desta maneira impor problemas à saúde do trabalhador (TEIXEIRA et al., 2009). A qualidade de vida no trabalho é uma busca pela tentativa de redução do esforço físico do trabalhador e pela busca de satisfação do mesmo (FREITAS et al., 2005).

Os resultados deste estudo mostraram que a média de idade dos acometidos era de 30 anos, 71,42% apresentam algum tipo de dor, desconforto ou formigamento nos membros superiores, 28,57% apresentavam lombalgia (dor na coluna lombar), 57,14% apresentavam dorsalgia (dor na coluna dorsal).

A causa destas dores se dá principalmente pelo pinçamento das estruturas nervosas que se originam na coluna vertebral como podemos observar na imagem abaixo.

COLUNA E NERVOS

 

As estatísticas do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) mostram aumento da concessão de benefícios por Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

Segundo os dados disponíveis, respondem por mais de 80% dos diagnósticos que resultaram em concessão de auxílio-acidente e aposentadoria por invalidez pela Previdência Social.

Entre eles, encontram-se: capsulite adesiva, síndrome do manguito rotador, tendinite bicipital e tendinite calcárea do ombro.

Com a intenção de proporcionar ao colaborador maios qualidade de vida e com o propósito de reduzir estes dados de saúde pública alarmantes, a MIDA Saúde oferece programas de Saúde Corporativa que possibilitaram ao seu colaborador maior saúde e bem-estar dentro da empresa, acarretando em um maior rendimento e produtividade.

Pense em quem ajuda sua empresa a crescer, pense na saúde de seus colaboradores.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre as vantagens de ter um programa de Saúde Corporativa MIDA Saúde na sua empresa.

Atendemos em Porto Alegre e região metropolitana.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *